30.3.09

Pudim de tangerina




*12 ovos
*350g de açúcar
*5 tangerinas
*caramelo líquido q.b.
Ligue o forno a 180 graus C. e coloque dentro do mesmo um tabuleiro com água, para posteriormente fazer o banho-maria. Barre uma forma redonda com caramelo líquido e reserve-a.
Misture muito bem os ovos com o açúcar, o sumo de 3 tangerinas e a raspa de 1.
Verta o preparado para a forma e leve-a ao forno, no banho-maria, durante 1 hora. Retire o pudim do forno, deixe-o arrefecer e desenforme-o.
De sehuida, lave a restante tangerina e corte-a em rodelas finas. Aplique-as para decorar o pudim, assim como um pouco de hortelã. Sirva-o fresco.
Confesso que adoro tudo o que são pudins, especialmente, os que vão ao forno. E este ficou maravilhoso! Como não tinha tangerinas, utilizei tanjas, mas ficou delicioso na mesma!

27.3.09

Tarte de pêra



*200 g de farinha
*150 g de açúcar
*125 g de manteiga
*3 ovos
*1 colher de chá de fermento
*6 pêras
*Canela

Coloque o forno a aquecer a 180º.Numa tigela, junte o açúcar com a manteiga derretida e as gemas.Adicione o leite, a e junte ao restante.Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe com farinha.Verta a massa.Corte as maças aos gomos finos, e decore a tarte.Depois de a tarte estar toda coberta com maça, polvilhe com canela e de seguida com açúcar.Leve ao forno cerca de 25 minutos.Desenforme morno.

Esta receita é a mesma que a da maçã, nesta customo colocar pèra ralada dentro da massa. Fica excelente. Também outra opção é no fim icar a tarte e encharcar a tarde com um compal de pêra por exemplo.

26.3.09

Atum à Tocaio



*1 lata de atum
*6 ovos
*o,5dl de azeite
*1 cebola
*1 dente de alho
*0,5kg de tomates maduros
*1 kg de batatas
*100g de azeitonas pretas
*1 molhinho de agriões
*salsa picada
*sal e pimenta q.b.

Descasque as batatas, corte-as em cubos e lave-as com água fria. Tire o pé aos tomates, escalde-os, tire-lhes a pele, abra-os ao meio, retire-lhes a água e as pevides e pique-os miudamente. Descasque o alho e a cebola e pique-os.Abra a lata de atum e escorra-o, podendo ou não aproveitar-lhe a gordura.
Esmague bem o atum num prato com um garfo.
Escorra as batatas cortadas e frite-as.
Num tacho, leve ao lume a refogar o azeite, o alho e a cebola picados, vá mexendo para refogar por igual.
bata os ovos num recipiente.
Quando a cebola tiver alourado um pouco, junte-lhe o romate pelado, mexa bem e deixe refogar, até lhe desaparecer quase todo o líquido. Junte-lhe então o atum, mexa muito bem, sempre sobre o lume, 1 minuto, e em seguida, adicione-lhe os ovos batidos.Mexa bem até os ovops estarem passados. Tempere com sal e pimenta e deite no prato ou travessa e alise.
Junte as batatas aos montinhos e coloque também os agriões e as azeitonas. Espalhe a salsa picada e sirva.

Já fiz este prato algumas vezes, e é sempre uma excelente opção. Gostamos muito de comer atum, mas estava farta de o comer sempre da mesma maneira, e tenho encontrado receitas muito boas e faceis de fazer.

25.3.09

Croquetes de ovo





*6 ovos
*2 colheres (sopa) de manteiga
*3 colheres (sopa) de farinha de trigo bem cheias
*1/2l de leite
*um raminho de salsa
*Sal, pimenta, ovos, pão raladp e óleo para fritar q.b.

Coloque os ovos num recipiente com água fria, leve ao lume e deixe cozer, durante nove minutos. Decorrido este tempo, retire do lume, deixe esfriar, descasque e pique os ovos. Coloque uma caçarola ao lume, com a manteiga. Assim que esta derreter, adicione a farinha e regue com o leite quente deitando pouco a pouco, sem parar de mexer. Tempere com sal, pimenta e salsa picada. A este preparado, junte os ovos picados e envolva bem. Rectifique os temperos e deixe arrefecer. Molde os croquetes,passe-os por ovo batido, por pão ralado e frite-os em óleo quente.

Gostei muito destes croquetes e o pessoal cá de casa também. É muito fácil e rápido de fazer. Uma bela sugestão, para quando não sabemos o que fazer para a refeição e não temos muito tempo para a confeccionar. Eu nunca tinha feito croquetes, e acho que para primeira vez me saí muito bem. Deu-me para 35 croquetes.

16.3.09

Pudim de côco




*1l de leite
*6 ovos
*casca de limão
*200g de côco ralado
*1 pudim flan
*150g de açúcar
*caramelo q.b.

Coloque numa tigela o pudim com um pouco de leite para dissolver o pudim. Coloque todo o leite numa panela, junte todos os ingredientes.Misture tudo muito bem. Leve a lume brando.
Vá mexendo cuidadosamente, para não agarrar no fundo.
Quando começar a engrossar retire do lume.
Coloque caramelo numa forma e verta o pudim. Guarde no frigorifico.Desenforme depois de bem frio.

Faço bastantes vezes este pudim, é fácil e rápido de fazer. Fica muito bom. Escusado será dizer que adoro côco.

9.3.09

Pizza de frango com natas




* 1 base para pizza
* 2 colheres (sopa) molho guloso (uso regularmente nas pizzas, há no Modelo)
*meio frango desfiado
*1 pacote de natas
*sal, pimenta, salsa q.b

Coloque a base para pizza numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada de farinha.
Coloque o molho guloso na base e espalhe, de seguida coloque o frango. Bata as natas com um pouco de sal, pimenta e salsa e verta para cima do frango. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus c., por cerca de 25 minutos.

Esta pizza é boa para aproveitar os restos do frango assado. E rapidissímo de fazer. Adoro.E como adoro azeitonas, é raro não colocar, dá logo outro aspecto.

4.3.09

Pastéis de feijão



Para 30 pastéis
Massa:
*250 g de farinha ;
*2 colheres de sopa de manteiga ou de margarina ;
*1,5 dl de água ;
*sal
Recheio:
*500 g de açúcar ;
*100 g de feijão branco cozido ;
*25 g de amêndoas ;
*6 ovos ;
*6 gemas ;
*farinha ;
*açúcar em pó

Deita-se a farinha numa tigela e junta-se-lhe a manteiga derretida, uma pitada de sal e a água. Trabalha-se muito bem até formar uma bola. Tapa-se a massa com um pano seco e sobre este coloca-se um outro molhado, mas bem espremido, e deixa-se a massa descansar um pouco.Entretanto, pelam-se as amêndoas e ralam-se. Passa-se o feijão pelo passador. Juntam-se as amêndoas ao puré de feijão e adicionam-se os ovos inteiros e as gemas passados por um passador de rede.Leva-se o açúcar ao lume com um pouco de água e deixa-se ferver até atingir ponto assoprado (39º Baumé ou 115º C). Adiciona-se o xarope ao preparado de feijão, amêndoas e ovos. Mistura-se muito bem.Enquanto o recheio arrefece formam-se forminhas de queques com a massa preparada e estendida fina. Enchem-se com o recheio, polvilham-se com um pouco de farinha e depois com açúcar em pó.Levam-se a cozer em forno quente (225º C) durante cerca de 25 minutos.

Retirado daqui.

Dá trabalho, mas ficam tão bons!Andava com desejo destes pastelinhos!!

2.3.09

Delícia de leite





*1 l de leite
*4 colheres (sopa) de maizena
*125g de açúcar
*1 limão (casca)
*100g de manteiga
*uma tablete de chocolate culinária

Desfaça a maizena no leite frio e de seguida leve ao lume com a manteiga e a casca de limão.
Quando começar a ferver e a ficar mais grosso, vá mexendo sempre e cozinhe em lume brando para não agarrar. Junte por fim o açúcar.
Prepare uma tigela grande e polvilhe o fundo com canela. Coloque o preparado por cima.
Derreta o chocolate em banho-maria e decore a gosto.
Isto foi uma brincadeira que fiz para os meus filhotes. Tinha cá a forma de uma baleira e lembrei-me de fazer. Isso é que ficaram em sentido, senão já sabiam que não havia nada para nnguém.
E lá inventei uma baleia. E que saborosa que estava. Já é um doce recorrente cá de casa.