20.4.09

Bolo do Palhaço


No ambiente da festa





*4 ovos
*350g de açúcar
*3 gotas de baunilha
*120g de farinha
*1 colher (chá) de fermento em pó
*3 dl de natas
*1 lata de ananás pequena
*200g de chocolate de culinária
*coco
*fruta cristalizada
Unte uma forma própria, com manteiga e farinha. Reserve.
Bata muito bem as gemas com 250g de açúcar e aromatize com a baunilha. Levante as claras em castelo e misture a farinha com o fermento.
Envolva ambos os preparados na gemada anterior. Verta na forma e leve ao forno, a 180 graus C. Verifique se está cozido com um palito.
Bata as natas e adicione-lhes o restante açúcar. Continue a bater. Corte o ananás em pedacinhos pequeninos.
Depois do bolo cozido e arrefecido, corte-o ao meio, pique o bolo e regue com a calda da lata do ananás. Depois do bolo ter absorvido bem a calda, recheie-o com um pouco do chantili e os pedaços de ananás.
Componha o bolo e cubra-o com o restante chantili.
Derreta o chocolate em banho-maria,com um pouco de manteiga. Coloque num saco de pasteleiro e faça os olhos, a boca do palhaço e o cabelo.
Use a imaginação para decorar a gosto.
Esta receita era a receita de um bolo de ananás, fica um bolo delicioso, muito húmido, espectacular para bolos de aniversário, nada enjoativo. Tive de dobrar a receita, para ficar um bolo bem grandinho. A minha filha pediu-me tanto para fazer um palhaço, e andei a estudar a forma de fazer um. Foi o melhor quie consegui...
Inventei com as coisinhas que cá tinha em casa. Meti-lhe um chapéu de cartão, daqueles que os miudos usam nos aniversários. Meti coco ralado na boca e nos olhos e também fruta cristalizada ao redor do palhaço e na boca. Como não tinha nada para fazer o nariz, usei um tomate-cereja :D
Ficou bem, é o que interessa. escrevi o nome e a idade com glacé que fiz, com uma gema de ovo, açúcar em pó e um pouco de sumo de limão.
Foi o meu primeiro palhaço...amanhã tenho de fazer outro para a rapariga levar para a escolinha...vamos lá a ver como corre...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bom apetite! :)