13.4.09

Folar de Caracóis



*750 g de farinha
*45 g de fermento de padeiro
*2.5 dl de leite
*150 g de açúcar
*125 g de manteiga
*1 colher de sopa de mel
*1 colher de sopa de raspas de limão
*2 ovos
*80g pinhões (facultativo)
*Sal, baunilha, canela e erva doce q.b

Unte uma forma redonda, sem chaminé, com manteiga e polvilhe com farinha, reserve.
Num recipiente, coloque 150 g de farinha e o fermento dissolvido em 1.5 dl de leite morno. Amasse bem, tape e deixe levedar durante 20 minutos.
À parte, num recipiente grande, coloque a restante farinha, o açúcar, o restante leite e o fermento já lêvedo. Amasse um pouco e adiocione a manteiga e o mel aquecidos, os ovos, o sal e os pinhões.
Aromatize com a baunilha, canela, erva doce e raspas de limão a seu gosto. Continue a amassar e de seguida tape com um pano e deixe a massa descansar até dobrar de volume.
Decorrido o tempo, retire pequenas bolas de massa e faça rolinhos, que depois irá enrolar em forma de caracóis. Transfira estes para a forma. Tape e deixe levedar, novamente, até dobrar o volume.
Leve a forma a meio forno a 170ºC por 35 minutos. A meio do tempo de cozedura pincele o folar e volte a colocar no forno.

Tirei esta magnifica receita do blog que adoro, Desastres Culinários.
Mas verdade seja dita, não fiz tudo passo a passo, não tinha tempo. Fiz ontem de manhã. Também não coloquei a baunilha nem os pinhões. E só deixei levedar uma vez. Mas saíu super bem! Ficou muito gostoso e fofinho. Além de ficar com uma apresentação fenomenal! A familia adorou!!!E marchou num instante! Fatias com manteiga a acompanhar uma travessa de caracóis, hmmm tão bom!!!Acho que mesmo sem ser páscoa vou repetir muitas mais vezes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bom apetite! :)