23.2.09

Empadão de Pescada




*800g de pescada (eu utilizei 2 pescadas n.4)
*1 l de leite
*100g de manteiga
*4 gemas
*2 cebolas
*1/2 alho francês
*2 alhos
*4 colheres (sopa) de azeite
*3 tomates
*1/2 dl de vinho branco
*1 ramo de salsa
*1 ovo para pincelar
*sal, pimenta,noz-moscada, flocos de batata para puré, manteiga e salsa q.b.
Também acrescentei 1 curgete de tamanho médio.

Para o puré:Ferva o leite, com a manteiga, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Quando ferver apague o lume e junte os flocos de batata, até começar a engrossar. Deixe descansar um pouco, adicione as gemas e bata muito bem com uma colher de pau, até obter um puré liso e homogéneo. Reserve.
Refogue a cebola com o alho francês e os dentes de alho, em azeite. Junte o tomate picado , sem pele e sem sementes, (junte a curgete) regue com o vinho e adicione a salsa. Tempere com sal e pimenta. Adicione a pescada lascada, limpa de pele e espinhas, previamente cozida em água, temperada com sal.
Entretanto, unte com manteiga um tabuleiro. Coloque no tabuleiro uma camada de puré de batata, recheie com o preparado da pescada e cubra com o restante puré. Pincele com ovo batido e leve ao forno para tostar, durante cerca de 15 minutos, a 180 graus C.
Quando terminar o tempo, retire do forno e sirva de imediato.


Adorei fazer este prato. Eu gosto bastante de empadões e só tinha provado de carne, é uma excelente alternativa, pois também gosto muito de pescada e é raro comê-la sem ser frita ou cozida.
Fica um prato com um aspecto delicioso e super bom! Para repetir uma catrefada de vezes!
Até a minha filhota que é esquisita até dizer chega, adorou! Comeu tudo sem refilar...motivo mais que muito para mandar um foguete!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bom apetite! :)